Dica: Redação - O que é tese? Como desenvolve-la no primeiro parágrafo?

23 de jan. de 2015

Para começar o ano bem,que tal uma dica sobre o início da redação?!

1. O que é tese?
É a parte da redação onde você vai expor sua ideia principal, na qual será abordada incessantemente pelos quatro parágrafos. Sempre que possível, a escreva junto de argumentos secundários para enriquecer o que propõe.

Sabendo sobre a tese, vamos focar no tão amado Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM). Segundo as últimas provas, trago alguns exemplos para que você se situe no momento de desenvolve-la. Lembre de evitar repetições utilizando sinônimos para manter a ideia e, principalmente, coloque uma "palavra-chave" na sua tese.

Alguns exemplos para desenvolver a tese. Treinem!

Ex¹.Uma frase declarativa ou afirmação:

"O artista contemporâneo, diante de um mundo complexo e agitado, tem por missão traduzir o mais fielmente possível essa realidade. Mesmo que pareça impossível impedir que o subjetivismo esteja presente, deve-se despir de opiniões já estabelecidas de pré-julgamentos ou preconceitos, a fim de que essa tradução seja fidedigna."

Ex².Resgate histórico ou dados retrospectivos:

"As primeiras manifestações de comunicação humana nas eras mais primitivas foram traduzidas por sons que expressavam sentimentos de dor, alegria ou espanto. Mais tarde, as pinturas rupestres surgiram como primeiros vestígios de tentativa de preservação de uma era..."

Ex³.Citação: textual e comentada.

Textual: "O escravo brasileiro, literalmente falando, só tem uma coisa: a morte." Joaquim Nabuco, grande teórico do movimento abolicionista brasileiro. Nabuco revela uma das características que o pensamento antiescravista apresenta: a nota de comiseração pelo escravo.





Exemplos disponíveis no link abaixo.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/5638/1/Redacao---Modelos-de-Tese/Paacutegina1.html

2 comentários

  1. Adorei o blog, muito válida as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Continua acompanhando e divulga para seus amigos. <3

      Excluir

Latest Instagrams

© Solidarizou. Design by Fearne.