Erro ou inovação?

22 de jan. de 2015

É normal que muitas pessoas imaginem existir uma língua portuguesa padronizada. Como assim? Todos nós devemos usar a forma culta em todos os lugares em que possamos semear o poder do português. Na prática, isso é visto nas diversas área de trabalho como direito, letras e todas que necessitem da comunicação oral e escrita.
Quando comparamos algumas regiões... Aí nasce uma nova questão!

Será que existe uma língua padrão? Ou, além da multiculturalidade, a variação linguística predomina no país?

Por mais que não seja aceito gírias em respectivas provas de redação, dizer que o "oxente" é um erro sempre será negado na língua portuguesa. Mesmo que tentem considera-lo como tal, essa palavra foi se alterando segundo as condições socioculturais da região nordestina. Era "oxe + gente" e passa a ser "oxente" atualmente. Esse é o tipo de variação diastrática.

É natural que ainda haja preconceito com a forma de falar de nós, nordestinos. Porém devemos observar que isso é uma identificação com nossa terra. Gírias que predominam em nossas moradas e, por isso, não há com o que se preocupar.
Como diz o vocalista do grupo O Teatro Mágico: "Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz".

2 comentários

  1. Realmente, ainda tem gente que não está pronta pra aceitar a forma e o jeito (palavras, padrões etc) das pessoas nordestinas ou de qualquer região que não seja igual a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! O Brasil é formado por essas misturas até na forma de falar proveniente dos nordestinos. E que não está errado! Só não é aceito na linguagem formal.

      Excluir

Latest Instagrams

© Solidarizou. Design by Fearne.