Dica: Paráfrase

18 de fev. de 2015

Muitas vezes nós queremos -ou precisamos- reproduzir o conteúdo de algum texto. Para isso, nós não precisamos necessariamente dar um "ctrl+c / ctrl+v". 

Podemos nos utilizar da paráfrase, e podemos fazer isso de duas formas.
  1. Resumo.Quando estamos recontando algo com outras palavras, como uma piada, ou narrando o enredo de um filme, por exemplo, estamos resumindo, estamos parafraseando. O resumo é feito a partir da seleção das informações e ideias mais importantes do texto original. É importante ressaltar que o resumo mantém o caráter narrativo em sua reprodução.
  2. Síntese.A síntese, como o resumo, é feita a partir da seleção das informações e ideias mais importantes do texto base. A diferença é que, ao utilizá-la não devemos categorizar as informações que serão reproduzidas, fazendo com que ela possua uma linguagem mais abstrata do que a utilizada em resumos.
A paráfrase é um bom método para quando temos que escrever sobre algo citando exemplos e/ou, principalmente, quando devemos argumentar, expor nossas opiniões.

  Exemplo:
 "Segundo dados do IBGE, o número de usuários assíduos da maconha em 2012 era de 1,5 milhão - fora os 3,47 milhões que usaram em 2011 e o 8,6 milhões que já provaram ao menos uma vez." 
(Trecho retirado de uma carta do leitor produzida por mim em aula)

Por fim, a paráfrase é a reescrita de um texto, onde a ideia principal é mantida.


Postar um comentário

Latest Instagrams

© Solidarizou. Design by Fearne.