Beleza

18 de jan. de 2015

Beleza. Você se acha bonito(a)? Parei pra pensar nisso hoje e perguntei para a minha amiga e minha irmã “o que você acha que te faz bonita?” e elas me responderam, respectivamente, “minha sinceridade” e “o fato de eu ser eu mesma”.
Fico imaginando se todo mundo pensasse dessa forma. Não que não devemos amar o nosso físico também, mas não valorizar só a embalagem. Tem uma crônica da Paula Pimenta que me define por completo, e ela fala sobre o fato de ser apaixonada por palavras e não se importar com quem só se preocupa com o exterior.
Infelizmente, ainda existem pessoas que fazem sacríficos absurdos para alcançarem a sua satisfação física, ao invés de buscarem melhorar a internamente. Não tenho nada contra quem faz academia, ou pessoas que usam maquiagem, tratamentos para mudar o cabelo, muito menos comprar roupas que gosta, o que realmente me entristece é ver tantos colocando a estética como prioridade pelo simples fato de buscarem corresponder ao padrão de beleza implantado pela sociedade, até porque eu já fui assim.
Por muito tempo eu não me aceitei e me considerava inferior por não ser considerada bonita. Nerd, baixinha, rosto redondo, cabelo volumoso e aparelho. Era brincadeira de mal gosto na certa. Eu me cobrava muito, e por ser tímida e gaguejar, tinha muitos poucos amigos. Não posso dizer que essas são minhas melhores lembranças, escola não era o meu lugar favorito, não pelos livros e coisas que aprendia, mas pelo o que eu passava. Durante um certo tempo eu tentava ser algo que os outros queriam. Eu tive minha época de superficial. Mas mesmo assim, percebi que não era suficiente. As pessoas gostavam de mim pelo o que eu parecia, e não pelo o que eu era. As brincadeiras e piadinhas acabaram, mas eu percebi que ser vai bem mais além que parecer.
Hoje em dia estou bem. Aprendi com o tempo que beleza de verdade é aquela que não acaba com tempo, que é limitada. Não me julgo inferior por não ser como os outros querem, mas feliz por saber que existem pessoas que têm o prazer de me amar pelo o que sou, por minhas atitudes. Felicidade de verdade é essa, não precisar se esforçar para ser algo, viver da forma que é, deixando o coração livre para se apegar ao que realmente importa.
O que eu acho que me faz bonita? Bom, o fato de ser única já é o suficiente. Não tenho o corpo, sorriso e rosto mais bonito para o mundo, mas eu tenho a certeza de que sou o que ninguém mais pode ser: eu.




Texto enviado pela leitora:
- Lídia Mesquita

Postar um comentário

Latest Instagrams

© Solidarizou. Design by Fearne.